Barcelos


DADOS ÚTEIS SOBRE BARCELOS


Caro internauta, se está de passagem por Barcelos e necessita de um serviço rápido de lavandarias, ligue já connosco para o número 253 824 333. A Lavandaria da Cidade fará todos os possíveis para prestar o serviço de lavandaria de que necessita o mais rápido possível.

Se vai visitar Barcelos a Lavandaria da Cidade tem todo o gosto em lhe apresentar no seu site algumas informações sobre o concelho de Barcelos. Sendo Barcelos o concelho com mais freguesias de Portugal, necessitará certamente de algum tempo para o visitar. E se necessitar novamente de seriços de lavandaria, poderá sempre contar connosco.

Barcelos é uma cidade portuguesa no Distrito de Braga, região Norte e subregião do Cávado, com cerca de 20.625 habitantes. (dados de 2010).


   Área: 378,70 km²
   População:124 555 hab. (2008)
   Densidade populacional: 329 hab./km²
   N.º de freguesias: 89
   Fundação do município (ou  foral): 1140
   Região (NUTS II) : Norte
   Sub-região (NUTS III) :   Cávado
   Distrito : Braga
   Antiga província: Minho
   Orago: Senhor da Cruz
   Feriado municipal: 3 de Maio

 

É sede de um município com 378,70 km² de área e 124 555 habitantes (2008), subdividido em 89 freguesias (é o concelho com maior número de freguesias em todo o país). O município é limitado a norte pelos municípios de Viana do Castelo e Ponte de Lima, a leste por Vila Verde e por Braga, a sueste por Vila Nova de Famalicão, a sudoeste pela Póvoa de Varzim e a oeste por Esposende.

O ponto mais elevado do concelho situa-se no alto de S. Gonçalo, a 488 metros de altitude, na freguesia de Fragoso.

O concelho de Barcelos recebeu foral de D. Afonso Henriques em 1140. A elevação de Barcelos a cidade foi feita por Decreto, em 6 de Setembro de 1928.

Administrativamente o concelho de Barcelos, fica no distrito de Braga. É um dos vinte e três concelhos portugueses com mais de 100 mil habitantes. É limitado a norte por Viana do Castelo e Ponte de Lima, a leste por Vila Verde e por Braga, a sueste por Vila Nova de Famalicão, a sudoeste pela Póvoa de Varzim e a oeste por Esposende.

 
Freguesias em Barcelos

O concelho de Barcelos é subdividido em 89 freguesias, sendo o concelho português com maior número de freguesias. Destas freguesias, 32 são predominantemente urbanas, 53 são mediamente urbanas e 4 são predominantemente rurais.

 

Lendas e Tradições

·         Lenda do alcaide de Faria

·         Lenda do Areal de Caíde

·         Lenda do Barbadão

·         Lenda das Cobras Mouras*Lenda da Ponte

·         Lenda do Frade e do Passarinho

·         Lenda do Galo de Barcelos

·         Lendas do Milagre das Cruzes

·         Lenda do Penedo do Ladrão

·         Lenda "Os Principais de Vilar de Figos"

 

 Festividades em Barcelos

·         Peregrinação Arciprestal ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira

·         Festa das Cruzes - Anualmente entre 1 e 3 de Maio

·          Procissão do Senhor dos Passos